Madeira Ocean Challenge

ir para conteudo
PT EN FR DE ES
foto-slider
  • Madeira
    Ocean Challenge 2025

    Portugal - Ilha da Madeira

    4 a 5 de Outubro
Notícias do evento
Ver todos
Os nossos parceiros
Classes & Categories

Categorias SS1

MSS-1
Masculinos Sénior Surfski individual
WSS-1
Femininos Sénior Surfski individual
U23MSS-1
Masculinos Sub-23 Surfski individual
U23WSS-1
Femininos Sub-23 Surfski individual
JMSS-1
Masculinos Júnior Surfski individual
JWSS-1
Femininos Júnior Surfski individual
MSS-1
Masculinos Master Surfski individual
WSS-1
Femininos Master Surfski individual
OC-1
Aberto

Categorias SS2

XSS-2
Mistos Open Surfski duplo
XSS-2
Mistos Sub-23 Surfski duplo
XSS-2
Mistos Júnior Surfski duplo
XSS-2
Mistos Master Surfski duplo
MSS-2
Masculinos Sénior Surfski duplo
WSS-2
Femininos Sénior Surfski duplo
MSS-2
Masculinos Sub-23 Surfski duplo
MSS-2
Femininos Sub-23 Surfski duplo
MSS-2
Masculinos Júnior Surfski duplo
WSS-2
Femininos Júnior Surfski duplo
MSS-2
Masculinos Master Surfski duplo
WSS-2
Femininos Master Surfski duplo
OC-6
Mistos Aberto

Para Masters, a partir do grupo etário 35-39 e aumentando em intervalos de 5 anos. As provas serão realizadas num só dia.

Todas as categorias competirão ao mesmo tempo, com intervalos de partida de 5 a 10 minutos entre grupos de diferentes categorias, se necessário.

Ilha da Madeira
A Ilha da Madeira é o refúgio perfeito para aventuras desportivas na natureza.

Situada no coração do Oceano Atlântico, a Ilha da Madeira já foi premiada em inúmeras ocasiões como “Melhor Destino Insular” na Europa e no Mundo. A Ilha deslumbra com uma incrível paleta de cores e belezas naturais que cativam os sentidos de todos que a visitam.

Esta “Pérola do Atlântico” (como também é conhecida) é um convite inegável aos amantes da natureza, oferecendo um cenário único de exuberantes montanhas subtropicais que contrastam com o azul profundo do Atlântico.

Para os entusiastas da canoagem e do surfski em particular, a Ilha da Madeira é um paraíso de vida selvagem. Os oceanos cristalinos proporcionam condições ideais para a prática destes desportos. Desde vistas serenas do mar até ondas costeiras desafiadoras, a diversidade de condições marítimas satisfaz tanto os iniciantes como os mais experientes. Deslize pelas águas emolduradas por imponentes falésias, explore grutas secretas e deixe-se encantar pela biodiversidade marinha única.

As águas quentes da Ilha da Madeira albergam uma abundância de espécies aquáticas, como golfinhos, baleias e tartarugas, oferecendo um espetáculo emocionante para os amantes da vida marinha! No oceano é possível testemunhar a elegância destes gigantes do mar, criando memórias que durarão para sempre.

A região também já foi palco de Campeonatos Europeus e Mundiais de diversas modalidades, como o mergulho subaquático, devido à sua riqueza em espécies endémicas de vida selvagem. Entre os seus tesouros naturais, destaca-se o leão-marinho “Monachus monachus”

uma espécie que ainda enfrenta a ameaça de extinção, mas que encontra refúgio nas águas do Atlântico, sendo a região um dos últimos redutos desta espécie.

O arquipélago da Ilha da Madeira é constituído por dois grupos distintos de ilhas, nomeadamente a Ilha da Madeira, a Ilha do Porto Santo, as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens, estas últimas localizadas mais a sul. Com uma rica história que remonta a 600 anos, a Ilha da Madeira é um tesouro de tradições e cultura. A Ilha vizinha do Porto Santo foi descoberta por intrépidos navegadores portugueses em 1418, seguindo-se a descoberta da Ilha da Madeira no ano seguinte.

Estes arquipélagos não só oferecem um cenário deslumbrante para atividades desportivas como a canoagem e o mergulho subaquático, mas também albergam uma diversidade biológica única. A aposta da Federação Portuguesa de Canoagem e da Associação Regional de Canoagem da Madeira na realização de competições nestas águas evidencia a importância de preservar e valorizar o património natural desta região. Ao mesmo tempo, a sensibilização para a preservação do leão-marinho nativo e de outras espécies ameaçadas destaca a responsabilidade colectiva na protecção do ambiente marinho e terrestre destas ilhas atlânticas. De facto, a Ilha da Madeira possui a maior área marinha da Europa com proteção total, sendo algumas zonas da costa da Ilha classificadas como reserva natural e as Ilhas Selvagens com proteção total.

Além das emocionantes atividades aquáticas, a Ilha da Madeira cativa com os seus trilhos de tirar o fôlego, que “rasgam” florestas exuberantes, como as suas “Levadas” - candidatas a Património Cultural Mundial da UNESCO - que penetram profundamente na Floresta Laurissilva. De facto, a Ilha da Madeira é orgulhosa guardiã deste património ambiental de inestimável importância, pois a floresta Laurissilva, com cerca de 20 milhões de anos, remonta aos períodos Miocénico e Pliocénico da Era Terciária. Este “fóssil vivo” húmido e subtropical é composto maioritariamente por espécies endémicas da Macaronésia. É um vasto ecossistema que alberga uma fauna e flora diversificada, onde se destacam árvores, muitas delas centenárias, da família Lauraceae (à qual deve o nome a floresta Laurissilva). Considerada pela UNESCO Património Mundial em 1999, a floresta Laurissilva é um tesouro natural único. Percorra os caminhos e levadas que a atravessam e desfrute do privilégio de se ligar a esta mancha verde no meio do Oceano.

Depois de um dia de aventura, descubra a gastronomia local muito apreciada pelos turistas, onde os sabores tradicionais se misturam com influências contemporâneas de uma região insular com mais de 600 anos de história para explorar. Explore a Ilha da Madeira, onde a natureza se funde com a emoção da canoagem, do surfski e da observação de baleias. Descubra um paraíso que celebra a harmonia entre o homem e a natureza, proporcionando uma experiência única no coração do Atlântico.

Notícias ARCM
Ver todas